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ATUALIDADE

Prorrogação do prazo de registo do livro de reclamação online até 31/12/2019

Durante os próximos seis meses não terá lugar a instauração de processos de  contraordenação  aos  operadores  económicos  que  ainda  não  estejam registados na plataforma digital do Livro de Reclamações por parte da ASAE, entidade com atribuições de fiscalização administrativa desta matéria. Na prática, os operadores económicos poderão continuar a realizar a sua adesão à plataforma digital do Livro de Reclamações até 31 de Dezembro de 2019

As empresas vão ter até 31 de Dezembro de 2019 para disponibilizarem aos consumidores o livro de reclamações eletrónico.

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SONDAGEM "O INTERIOR"

AS PESSOAS ACREDITAM NA REVITALIZAÇÃO DA ACG

O jornal “O Interior”, um credível e importante órgão de comunicação da nossa região, iniciou ontem uma sondagem aos seus leitores, questionando sobre a viabilidade da Associação Comercial da Guarda.

É com satisfação que verificamos que, quase 70% das pessoas que responderam ao inquérito até ao momento, acreditam na recuperação da Associação, mesmo antes de ter sido apresentado o Projeto de Revitalização.

Um primeiro resultado que acreditamos traduz a opinião e sentimento dos empresários do distrito e das pessoas, de uma forma geral.

O apoio de todos vai ser fundamental para voltarmos a ter uma Associação Comercial saudável e focada na defesa dos interesses dos seus Associados e da Região.

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28.06.2019

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Livro de Reclamações Online


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Breve Historial

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Breve Historial

A Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, também designada por Associação Comercial da Guarda, é uma associação patronal, não cooperativa, sem fins lucrativos, representando cerca de 2000 empresas de diferentes ramos de atividade.

Com um século de existência, a Associação Comercial da Guarda, foi fundada em 16 de novembro de 1905, após reunião preparatória, com o objetivo de promover o comércio e a indústria na cidade da Guarda.

Em 1939, devido à conveniência da integração desta coletividade no Regime Corporativo, passou a designar-se por Grémio de Comércio do Distrito da Guarda.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974 e com o fim do Regime Corporativo, passou a ter a designação de Associação de Comércio e Serviços do Distrito da Guarda.

Com sede na cidade da Guarda, na Rua dos Cavaleiros, nº32, esta Associação abrange a área do Distrito da Guarda, destacando-se pela excelência das soluções integradas e diferenciadas que apresenta ao mercado, contribuindo para o progresso económico e social da região. 

 

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Identificação da Estrutura Associativa

Atividade da ACG

A Associação tem por objeto a defesa dos direitos e interesses de todos os seus associados, seu prestígio e dignificação, proporcionando-lhes, por si e por intermédio de outras entidades, as condições necessárias ao regular exercício das suas atividades, em clima de progresso e de justiça social, propondo-se também desenvolver entre os associados um espírito de solidariedade e apoio recíproco.

A Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda é uma associação de âmbito distrital englobando os 14 Concelhos que compõem o Distrito da Guarda, possuindo desde 1992 duas Delegações em funcionamento nas Vilas de Celorico da Beira e Sabugal e a partir de meados de 1999 as Delegações de Manteigas, Pinhel, Vilar Formoso e Mêda.

Mercado alvo

Caracterização do Público – Alvo

A ACG pauta-se por ter uma massa associativa caracterizada essencialmente por pequenas e médias empresas da área do comércio a retalho e restauração, estando as restantes em menor número.

Uma vez que a ACG criou estruturas de apoio a potenciais e novos investidores com a implementação do GE – Gabinete Empresa e com serviços voltados essencialmente para o apoio ao investidor e aos empresários em geral.

A ACG prevê aumentar o seu número de associados para 2800 até 2010.

CONDICIONANTES EXTERNAS

Recuperar ou desenvolver funções de comércio é um imperativo estratégico. Fundamentalmente revela-se urgente promover o equilíbrio entre as diferentes formas de comércio, técnicas de venda e diferentes tipos de comerciantes em harmonia com os consumidores. Para tal é necessário combater estruturas obsoletas, desequilíbrios dos territórios urbanos e promover uma nova imagem de comércio sem no entanto gerar situações de rutura e gerar conflitos entre os vários agentes.

ÁREA  DE INTERVENÇÃO DA ACG


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